23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Comissão aprova PEC que garante financiamento para moradia

2009-10-14 08:03:00

Foi aprovada ontem (13), por unanimidade, em comissão especial da Câmara dos Deputados, proposta de emenda à Constituição (PEC) que garante destinação fixa de recursos do Orçamento para o financiamento de moradia para a população de baixa renda, a chamada habitação de interesse social. O relator do texto é o deputado Zezéu Ribeirto (PT-BA).

A PEC, que será levada à votação no plenário da Câmara em dois turnos e, depois, encaminhada à deliberação do Senado, estabelece que, durante os próximos 20 anos, a União deverá destinar 2% de suas receitas e 1% das receitas dos estados, do Distrito federal e dos municípios ao Fundo de Habitação de Interesse Social. O texto, originalmente, previa o repasse desses percentuais por 30 anos ou até que se zerasse o deficit habitacional no país.

De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), faltam atualmente no país cerca de oito milhões de moradias para atender àqueles que não tem casa própria. Ainda segundo a entidade, nos próximos 15 anos, o crescimento vegetativo levará a uma demanda de 23 milhões de novas unidades habitacionais.

Para o presidente da Cbic, Paulo Simão, a PEC é um avanço em relação ao projeto Minha Casa, Minha Vida, pois garante a continuidade de políticas para a solução do problema do deficit habitacional para a população de baixa renda independentemente de vontade política.

O texto aprovado pelos deputados isenta as cidades com menos de 20 mil habitantes de instituir o Fundo de Habitação Social, mas determina que esses municípios deverão manter o percentual de 1% para os investimentos na área de habitação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete