21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Greve nos Correios pode durar só 24 horas

2009-09-16 13:19:00

Os funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos iniciaram greve em Campo Grande e Aquidauana, mas podem suspender a paralisação ainda nesta quarta-feira.

Uma comissão de representantes da categoria tem reunião nesta manhã em Brasília com diretores dos Correios. “Esperamos que desta vez todo mundo chegue ao acordo”, diz Sebastião Xavier, da direção do sindicato dos trabalhadores.

Só depois dessa rodada de negociação é que Dourados, por exemplo, irá decidir se adere ao movimento nacional. Por enquanto os 50 carteiros trabalham normalmente no município. “Vamos fazer uma assembleia hoje às 17 horas e se nada mudar em Brasília, também entramos em greve”, explica João Kennedy, do sindicato de Dourados.

De acordo com Sebastião Xavier, cerca de 60% dos funcionários da Capital cruzaram os braços. O grupo se concentra na unidade dos Correios da Barão do Rio Branco.

“Dependendo do que for acertado hoje com a direção, o Estado todo pode parar”, avisa o diretor sindical.

A assessoria de imprensa dos Correios confirmou a greve, contudo, ainda não tem a dimensão da paralisação, pois a maioria dos carteiros inicia o trabalho a partir das 8h. No Estado, são 1.478 trabalhadores, sendo que metade do total é composta por carteiros.

De acordo com Francisco Xavier, o sindicato vai organizar uma escala com 30% do efetivo de servidores, entretanto, ele se mostra esperançoso quanto à possibilidade da greve ter curta duração.

“Agora de manhã será feita uma nova rodada de reuniões. Houve um posicionamento que a empresa estará negociando”, acredita. A categoria reivindica uma reposição salarial de 41,03%. Os trabalhadores ainda exigem um aumento linear de R$ 300 no piso salarial da categoria, que atualmente, é de R$ 640.

Em julho do ano passado, os funcionários dos Correios também entraram em greve, mas Mato Grosso do Sul não aderiu. Mesmo assim, a paralisação nacional que durou 20 dias prejudicou a população sul-mato-grossense, por conta das correspondências que ficaram paradas em centros distribuidores, como São Paulo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete