29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estados usaram dinheiro da saúde para outras finalidades

2009-09-15 15:39:00

Um relatório do Ministério da Saúde mostra que os estados incluíram nos gastos de saúde de 2007 despesas como ampliação de rádios e TVs, despoluição de águas e com fardas para militares. Ao incluírem destinações diferentes na verba da saúde, 20 estados e o Distrito Federal dizem que conseguem cumprir o investimento mínimo na área, que é de 12% dos recursos próprios anuais. No entanto, quando elas são excluídas da conta, apenas 10 estados e o DF atingem a meta.

Segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” publicada nesta segunda-feira (14), com essa “maquiagem” R$ 3,6 bilhões deixaram de ser aplicados diretamente na saúde em 2007. A legislação que regula o tema não define, no entanto, os investimentos em saúde pública. Logo, os estados e os tribunais de contas podem interpretar como quiserem a norma.

A regulamentação dessa legislação, a emenda 29, está em tramitação no Congresso Nacional. No entanto, ela está parada na Câmara dos Deputados por causa da polêmica sobre a Contribuição Social para a Saúde (CSS), conhecida como “nova CPMF.”

O estado com maior investimento – descontados os gastos “acessórios” – é o Amazonas (23,8% das receitas próprias), seguido do Distrito Federal (19,64%) e do Rio Grande do Norte (18,65%). O Rio Grande do Sul é o que tem a menor relação investimento em saúde x receitas (3,75%). Segundo o jornal, as contas do estado foram aprovadas pelo tribunal de contas.

O Rio de Janeiro – estado que inclui a despoluição da baía de Guanabara nos gastos com saúde e investe só 10,77% – alegou ao jornal que, com a área limpa, menos pessoas adoecem. Além disso, a reportagem mostra que o estado afirmou que apoia a regulamentação da emenda 29.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete