27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

CNBB diz que veto a símbolos religiosos é "violência"

2009-08-24 09:09:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou que o veto por ação judicial contra os símbolos religiosos nas repartições públicas brasileiras é um ato de violência.

"Querer, apelando para a questão do Estado laico e da sociedade pluralista, apagar todos os elementos que estão incorporados na cultura brasileira é uma violência que se faz", declarou dom Rocha à "Agência Brasil".

Em julho, o Ministério Público Federal em São Paulo pediu uma ação civil para retirar todos os símbolos religiosos fixados em edifícios públicos.

"A maior parte da população brasileira é católica e a história do país está fortemente marcada pela presença religiosa", apontou o titular do episcopado brasileiro, para quem a presença dos símbolos católicos foi também um exemplo de "tolerância religiosa" dos praticantes de outros credos.

A medida, que ainda não foi sancionada, vem provocando forte polêmica já que, apesar de o Brasil ser um país constitucionalmente laico, 70% de sua população é declaradamente católica.

Os que são contra a disposição de símbolos religiosos em repartições públicas argumentam que essa atitude impõe o catolicismo e atenta contra a liberdade religiosa proclamada na própria Constituição.

No entanto, esse é o mesmo argumento exposto pelos defensores da exposição de símbolos religiosos nos locais de propriedade do Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete