19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aneel prevê que tarifas de energia poderão cair em 2010

2009-08-18 14:49:00

As tarifas de energia elétrica poderão cair no ano que vem, disse hoje o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner.

Isso seria decorrente do fato de que o Brasil deverá praticamente dispensar, até o fim deste ano, o uso de usinas termelétricas para geração de energia complementar neste ano.

A mesma avaliação foi feita pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. Ambos participaram hoje da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

A eletricidade gerada em usinas térmicas é cara. Por isso, elas só são acionadas quando os reservatórios das usinas hidrelétricas estão muito baixos. A tarifa ao consumidor é formada por um mix das duas. Segundo Hubner, a queda na tarifa poderá acontecer, principalmente, para as empresas que tiveram seus reajustes determinados nos primeiros meses de 2009.

Nesses casos, o cálculo do reajuste levou em conta uma expectativa de geração de energia térmica maior do que a que está se efetivando e é por isso que essas empresas poderiam ter queda de tarifa no ano que vem.

"Podemos até ter ajustes negativos, por segmento, e em algumas empresas", disse Hubner. Ele explicou que as térmicas não estão sendo necessárias neste ano pela combinação de dois fatores: a crise econômica, que reduziu o consumo de energia nas indústrias, e as chuvas acima da média na época da seca.

Segundo Chipp, os reservatórios das usinas hidrelétricas em todo o País estão apresentando o melhor nível dos últimos dez anos. Com as represas cheias, o ONS pode determinar que a maior parte da energia consumida no País seja gerada nas hidrelétricas, a um custo bem inferior ao das térmicas.

Segundo dados de ontem do ONS, os reservatórios da Região Sul operavam com 85,8% da capacidade; os do Sudeste e do Centro-Oeste com 74,1% do potencial; os do Nordeste a 80,7%; e os do Norte, 75,8%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete