21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Chuvas e queda no consumo fazem país ter energia de sobra

2009-07-21 14:09:00

O Brasil tem, hoje, uma sobra estrutural de energia até 2013, de cerca de 4 mil megawatts médios. Isso significa que, mesmo que haja períodos com poucas chuvas, haverá energia excedente no país.

A informação é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que participou hoje (20) da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

A quantidade excedente equivale ao volume de energia que será gerado pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, que serão construídas no Rio Madeira, em Rondônia. Segundo Tolmasquim, a situação de tranquilidade se deve à queda de consumo de energia, aliada a um período de chuvas e à entrada em operação de empreendimentos já contratados.

Mas ele lembrou que, apesar dessa situação, é importante saírem as licenças para os empreendimentos hidrelétricos a serem leiloados, como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). “O consumo do Brasil vai continuar a crescer e é fundamental ter as hidrelétricas. O fato de termos uma certa sobra agora não nos permite, em nenhum momento, esmorecer no sentido de botar as hidrelétricas em leilão”, explicou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete