15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

CNM fixa em 4,5% a meta de inflação de 2011 para o Brasil

2009-07-01 06:04:00

O Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou em 4,5 por cento a meta de inflação para 2011, informou nesta terça-feira o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.Será o sétimo ano seguido em que o Banco Central terá que perseguir este alvo na condução da política monetária. O intervalo de tolerância continua sendo de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A meta inflacionária tem como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Analistas de mercado estimam que o IPCA ficará em 4,40 por cento este ano e em 4,32 por cento no final de 2010, segundo sondagem feita pelo próprio BC.

O CMN é composto pelo presidente do BC e pelos ministros da Fazenda e do Planejamento. "O próximo governo vai fazer o que achar que deve fazer, ninguém pode obrigar o próximo governo a fazer nada", afirmou o ministro Paulo Bernardo a jornalistas antes da reunião do CMN, ao comentar o fato de o conselho estar fixando uma meta para o próximo governo. "Ele vai dever satisfação a seus eleitores."

O CMN também prorrogou medida que visa facilitar a compra de direitos sobre folhas de pagamento pelos bancos. O conselho prorrogou em seis meses, para 31 de dezembro, a autorização para que a aquisição das folhas de pagamento não impacte os limites prudenciais de imobilização das instituições financeiras compradoras.

O objetivo, segundo o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, foi abrir espaço para que as negociações de compras de carteira, "que se arrastaram por conta da crise, pudessem ser feitas sem problemas".

O CMN aprovou ainda duas outras resoluções que aprimoram a atuação das agências de fomento e de bancos de desenvolvimento.

As agências de fomento –há atualmente 12 em operação no país– foram autorizadas, entre outras coisas, a realizar operações de swap para se protegerem de posições próprias. O objetivo foi facilitar o financiamento do comércio exterior.

Os bancos de desenvolvimento tiveram ampliado o espectro de garantias que podem aceitar em suas operações de crédito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete