16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PF vai fazer concurso para contratar 400 escrivão e 200 agentes

2009-06-26 13:15:00

O Ministério do Planejamento autorizou, em portaria publicada ontem, no Diário Oficial da União, a realização de concurso público para 400 cargos de escrivão e 200 de agente da PF (Polícia Federal).

As carreiras exigem curso de graduação, com salário de R$ 7.514,33, segundo o site da PF. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a lotação dos aprovados só será decidida após o curso de formação, mas, seguindo necessidades de pessoal da polícia, a maior parte das vagas deve ser aberta na região Norte. O curso dura cerca de quatro meses e é feito em Brasília (DF). Após a conclusão, os novos servidores escolhem os postos, de acordo com a disponibilidade e com a a classificação no curso.

O tempo mínimo de lotação só será definido no edital, mas, no último concurso, foi de três anos no concurso nacional — que deve ser o caso desse processo seletivo, segundo a PF –, e cinco anos nos regionais. A portaria do Planejamento não fixou data provável de nomeação: o preenchimento dos cargos depende de mais uma autorização do ministério.

Nos últimos concursos ocorridos para a carreira policial, foram aplicadas provas objetiva e discursiva e realizados exames médicos, avaliação psicológica, prova de capacidade física e investigação social. Essas etapas não devem ser alteradas, segundo a PF. Sobre o programa de disciplinas, a polícia afirma que nada foi definido. O site da PF informa ainda que não há há altura mínima ou proibição de uso de tatuagens para o ingresso na entidade.

Segundo o último edital, o agente de "executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais" e o escrivão tem "dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação".

Mais vagas

Esses postos autorizados nesta quinta são vagas remanescentes, que não foram preenchidas em outros processos seletivos. A Polícia Federal havia informado ao UOL Empregos que os cargos faziam parte das 2.000 novas vagas que tinham sido aprovadas pelo Congresso no ano passado, mas retificou a informação nesta sexta.

No projeto aprovado, foram 500 postos para delegado e 750 para agente. Do total de vagas de delegado, 150 serão preenchidas pelos candidatos aprovados em concurso público de 2004 e não chamados. O mesmo procedimento vale para 250 dos 300 cargos de perito a serem criados. O projeto criou ainda 400 cargos para escrivão e 50 para papiloscopista.

Para os cargos que serão ocupados pelos aprovados de 2004, não é necessária a autorização de despesa pelo Ministério do Planejamento. Os demais devem aguardar novas autorizações do Planejamento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete