24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Denúncias são essenciais para trabalho do SOS Criança

2009-06-25 08:08:00

Proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes ganhou mais força desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 18 anos em 2008. Porém, os casos de agressão física, violência sexual e psicológica ainda povoam o noticiário, mostrando que a sociedade está caminhando na luta contra a violação de direitos.

Dados do SOS Criança de Mato Grosso do Sul, serviço da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) mostram que o número de denúncias diminuiu entre janeiro e junho deste ano, em relação a 2008. No ano passado, foram feitas 1475 denúncias, das quais 852 foram procedentes. Em 2009, o número caiu para 1.433 denúncias até hoje (24), sendo 818 procedentes.

“O número de denúncias cai na medida que a população esquece o trabalho do SOS Criança. E este trabalho somente é possível com o apoio popular em efetuar denúncias, mostrando-se preocupados com a situação das crianças e adolescentes”, afirma Marli Tonete, diretora do SOS Criança.

O serviço atendeu 1.862 crianças neste ano, das quais 1308 tiveram algum direito violado. No ano passado, foram 2141 crianças atendidas, e 1456 tiveram violação de direitos. O número de crianças é maior que o de denúncias, pois pode haver mais de um membro sofrendo algum tipo de violência.

Em 2009, o SOS Criança atendeu 200 denúncias de violência física dentro da residência, e outras 55 fora do ambiente familiar. Já sobre violência sexual, foram 64 intrafamiliar e 71 extrafamiliar. No ano passado, foram 157 denúncias de violência física no ambiente familiar e 81 extrafamiliar; as denúncias de violência sexual somaram 47 dentro da residência, e 64 no ambiente externo.

Nos casos intrafamiliar, quando procedente, a ação é praticada pelo pai, irmão ou parentes próximos. Ainda é considerado intrafamiliar quando feito por vizinhos ou pessoas que compartilham do ambiente da família. Ao receber a denúncia, o SOS Criança vai até a residência do ocorrido, juntamente com uma assistente social ou psicóloga, e orienta sobre a necessidade de registrar o fato às autoridades.

“Normalmente, se faz um boletim de ocorrência e o exame de corpo de delito. Nos casos em que o autor se diz arrependido e o SOS Criança percebe a boa intenção, a criança ou adolescente retornam ao lar, mas os adultos ficam orientados sobre o andamento do caso”, explica Marli, que complementa dizendo que nos casos em que há risco de morte, a criança/adolescente é encaminhada para o Conselho Tutelar.

Para efetuar denúncia, disque 0800 647 1323 ou (67) 3381-6000, que funcionam 24 horas. O Disque 100 é o número nacional, sendo que os dois primeiros são locais e permitem ações mais imediatas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete