15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Por R$ 3 Defesa Civil alerta para frio intenso no MS

2009-06-10 23:20:00

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de frio intenso às defesas civis dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Amanhã (11/06) e na sexta-feira (12/06), a atuação de uma nova massa de ar de origem polar na região Sul provoca acentuado declínio de temperatura no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Alerta-se para frio intenso, com as temperaturas mínimas variando entre um grau negativo e três graus nas áreas mais altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e entre cinco e nove graus nas demais regiões. No Paraná, as temperaturas mínimas oscilarão entre um e cinco graus, nas áreas mais altas, e entre sete e 11 graus, nas demais regiões.

Nas madrugadas e manhãs de quinta e sexta-feira (11/06 e 12/06), o ar frio favorece a formação de geada em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, exceto no leste e litoral catarinense e gaúcho.

Amanhã (11/06) e sexta-feira (12/06), alerta-se para ocorrência de frio intenso no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no sul e leste de São Paulo, com temperaturas mínimas entre cinco e sete graus, nas áreas mais altas, e entre nove e 11 graus, nas demais regiões.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar os agricultores para que tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada e recomenda uma atenção especial aos moradores de rua, durante esse período. Ressalta-se que, a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devidas os ventos do quadrante sul.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do RS, SC e PR são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta preventivo emitido para o Estado de SP é baseado em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os alertas preventivos emitidos para o RS, SC e PR são baseados em informações do Inmet. Os demais alertas são baseados em informações do Cptec.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete