22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

STF pode por fim ao serviço militar obrigatório

2009-05-30 22:12:00

O STF (Supremo Tribunal Federal) julga na próxima semana 41 ações que tratam do serviço militar obrigatório no Brasil. Além de processos questionando a obrigatoriedade, em si, há ainda os que questionam a baixa remuneração aos militares e o sistema de benefícios.

No ano passado, em abril, o STF julgou constitucional o pagamento de valores menores que o salário-mínimo para jovens prestadores do serviço militar obrigatório.

A decisão gerou a Súmula Vinculante nº 6, que estendeu a decisão a outros 11 recursos extraordinários que tratam do assunto. Nessa semana, mais nove processos devem ser julgados com base nesse precedente.

De acordo com a assessoria de imprensa do Supremo, outro tema recorrente é o que trata da responsabilidade da administração pública quanto às conseqüências do serviço militar obrigatório.
Os casos tratam, em sua maioria, de pessoas obrigadas a prestar serviço militar durante a ditadura e que alegam ter sido prejudicadas. Sete, dos 41 processos, são relatados pelo ministro Marco Aurélio de Mello. Com seis processos é o ministro Joaquim Barbosa.

A obrigatoriedade do serviço militar foi confirmada pela Constituição Federal de 1988, e já era prevista desde 1824. O alistamento é obrigatório a homens com 18 completos. Aos alistados, porém, que alegarem objeção de consciência – quando por motivo de crença religiosa e de convicção filosófica ou política se declararem impedidos de fazer algo que viole seus princípios – as Forças Armadas brasileiras deverão lhes atribuir serviços alternativos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete