26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cadastro positivo será votado nesta terça-feira

2009-05-18 10:05:00

O Projeto de Lei nº 263/2004, que propõe a criação do cadastro positivo do consumidor, deve ser votado amanhã, na Câmara dos Deputados, após cinco anos em trâmite no Congresso Nacional.

A proposta, que tem por objetivo baixar ainda mais a taxa de juro nas operações de crédito às pessoas físicas, é originário no Senado Federal, e é visto pelo Banco Central e pelo Ministério da

Fazenda como uma ferramenta de incentivo ao consumo no país. – O projeto deve ser aprovado em sessão extraordinária da casa terça-feira (amanhã) – anunciou o relator do texto, o deputado Mauricio Rands (PT-PE).

A oposição demonstra estar a favor da proposta e que não irá inviabilizar a aprovação do PL. Porém, defende novos ajustes no projeto.

O texto foi alterado nos últimos dias. O deputado Rands incluiu uma espécie de “salvaguarda”, a fim de proteger a privacidade do consumidor e incluir uma punição às empresas que abrirem “os dados sigilosos dos clientes” do cadastro positivo. Por exemplo, disse Rands, o cadastro positivo proíbe revelar dados sobre a sexualidade e etnia do consumidor, pois “é preciso proteger a individualidade ”.

Segundo ele, as alterações foram discutidas tanto com entidades ligadas ao consumidor, como o Procon, como às representantes do sistema financeiro, como a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran).

Para o deputado federal José Aníbal (PSDB-SP), há forte chance de o PL ser votado em plenário amanhã, mas o político defende que ainda há chance para aperfeiçoamento no texto.

– O cidadão tem que autorizar ou não a inclusão de seus dados. Que o cliente escolha o que acha melhor – disse o parlamentar paulista, referindo-se a uma emenda sua ao projeto.

Pelo texto que está pronto para ser apreciado, não há escolha. Mas Aníbal percebe reduzidas chances de a proposta, caso aprovada, reduzir spreads bancários (diferença entre a taxa que os bancos pagam na captação do dinheiro e a de repasse ao tomador final do crédito). Segundo ele, o sistema financeiro ainda opera com alto conservadorismo, e essa novidade será tênue para efetivamente baixar juros.

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) é mais pessimista quanto aos efeitos do texto sobre o cadastro positivo, embora acredite também na hipótese de aprovação amanhã.

– Há um equívoco no momento em que se constrói também o cadastro negativo, pois o conceito de um é antagônico ao outro – afirmou.

Ele sugere que a criação do cadastro positivo seja englobada por um projeto, preferencialmente este que está prestes a ser votado, e que a discussão sobre o cadastro negativo ocorra em outro momento. O deputado gaúcho acredita que, ao final, não haverá efeitos práticos. Segundo Lorenzoni, o projeto cria um sistema muito oneroso e de difícil execução.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete