26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

PF e FN começam operação de retirada de não índios da Raposa

2009-05-01 19:34:00

Cerca de 300 agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança começaram, na madrugada desta sexta-feira (1º) a operação de retirada de não índios da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Segundo reportagem da Agência Brasil, o grupo tem a supervisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Jirair Meguerian, e de juízes auxiliares. O prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a desocupação espontânea acabou na quinta-feira (30).
 
Meguerian disse que a força só será efetivamente usada caso haja resistência violenta de algum remanescente. Ele deve conduzir pessoalmente a retirada de dois pecuaristas idosos que passaram a vida na região e se recusam a deixar a área. O desembargador, entretanto, afirma que não vai negociar com outros produtores de arroz.
 
Dois arrozeiros afirmaram que vão ficar em suas fazendas porque têm colheitas pendentes. A Justiça diz que o governo federal se responsabilizará pela colheita e eventual indenização. A ordem é retirá-los nesta sexta.

“Não tenho o que falar com pessoas dessas [produtores de arroz], que estão fazendo enfrentamento da decisão judicial. É diferente de uma pessoa de 80 anos, que nasceu lá. E envolve uma questão humanitária”, argumentou o desembargador.

Os produtores de arroz não descartaram impor obstáculos para dificultar a chegada da Polícia Federal às fazendas. Um deles anunciou que uma balsa que é passagem obrigatória para uma das entradas da reserva seria desativada.
    
Bases operacionais- A Polícia Federal montou cinco bases operacionais em diferentes pontos da reserva para promover a desocupação, que poderá levar alguns dias para ser finalizada.
 
Para algumas pessoas que terão de sair e vivem em áreas de difícil acesso, a Fundação Nacional do Ìndio (Funai) terá que garantir condições de retirada dos pertences.
Os que não concordarem com as indenizações depositadas pela Funai podem ingressar com ações na Justiça Federal.
 
A Funai estima que 28 famílias de não-índios ainda estejam na reserva. Dessas, 25 já foram indenizadas e três não terão direito a receber nada, porque as benfeitorias que construíram nas áreas ocupadas foram consideradas de má-fé.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete