24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Taxa de desemprego sobe para 9% em março

2009-04-24 12:08:00

A taxa de desemprego avançou para 9% em março, acima dos 8,5% verificados no mês anterior. O dado foi divulgado hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), que pesquisou seis regiões metropolitanas. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresenta crescimento de 0,4 ponto percentual.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Emprego, de um mês para o outro o contingente de desocupados totalizou 2,1 milhões de pessoas. Isso indica alta de 7,3% (141 mil pessoas) em relação a fevereiro e de 6,7% na comparação com março de 2008 (130 mil pessoas).

Por outro lado, a população ocupada somou 21 milhões de pessoas, com acréscimo de mais 9 mil pessoas em relação ao mês anterior.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 9,3 milhões, representando um pequena retração na comparação com fevereiro, mas com alta de 2,5% em relação a março do ano passado (229 mil pessoas).

O rendimento médio real dos trabalhadores ficou estável no mês e avançou 5% na comparação com março do ano passado, ficando em R$1.321,40.

Dentre os locais pesquisados, a taxa de desemprego na comparação com fevereiro passou de 9,1% para 10,4% em Recife. O desemprego também avançou em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em Belo Horizonte, por outro lado, recuou de 6,8% para 6,6%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete