22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Frigoríficos já demitiram 100 mil em todo país

2009-04-17 13:48:00

Apenas os 21 maiores frigoríficos do País, entre eles os sete que já pediram recuperação judicial, demitiram 52 mil trabalhadores em consequência da crise, segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec).

Se incluídos os 15 mil funcionários dispensados pelas empresas filiadas à Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e as demissões nas empresas ligadas ao setor, o número de empregos perdidos pode chegar a 100 mil, na avaliação das duas entidades.

Embora as exportações de carne bovina tenham reagido no mês passado, o volume exportado nos três primeiros meses deste ano ainda é 20% menor que o do mesmo período de 2008. Os abates caíram na mesma proporção.

No ano passado, os 750 frigoríficos com inspeção federal processaram 38,5 milhões de bovinos. Para o presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar, uma ação efetiva do governo pode evitar que haja mais desemprego.

"Acredito que, com a ajuda do governo, algumas plantas podem voltar a operar." Salazar ressalva que o governo deve exigir garantias reais das empresas que pretendem receber novos créditos. "Existem empresas cujo passivo é muito maior que os ativos e não se justifica colocar mais dinheiro."

O Estado com maior número de frigoríficos fechados é Mato Grosso do Sul, onde 22 das 36 empresas pararam de abater. Em Mato Grosso, pelo menos 15 frigoríficos de médio e grande portes estão com as operações suspensas.

No município de Vila Rica, a 1.259 quilômetros de Cuiabá, pecuaristas bloqueiam desde a semana passada o acesso ao frigorífico do grupo Quatro Marcos. Eles exigem o pagamento de boiadas que já foram entregues e concordam com o parcelamento da dívida em duas vezes.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) interveio na negociação, mas até ontem não tinha conseguido um acordo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete