18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

IPI sobre veículos até duas mil cilindradas será prorrogada

2009-03-21 19:29:00

O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, é homem de sete instrumentos. Jornalista, trocou a imprensa pela indústria automobilística e chegou a vice-presidente da Autolatina e da Volkswagen. Em 2001, mudou-se para o mercado financeiro e ocupou uma vice-presidência do Banco Santander Banespa. Com essa vivência múltipla, analisa o momento da economia.

Nesta entrevista à ISTOÉ, deu logo uma boa notícia: a redução do IPI sobre veículos até duas mil cilindradas será prorrogada em abril. Com a experiência de executivo financeiro, fez uma crítica fundamentada aos bancos comerciais. Apesar das medidas oficiais, o fluxo de crédito demorou a se restabelecer no País, devido ao excesso de conservadorismo do sistema bancário. "Nossos bancos ficaram ainda mais conservadores, mas poderiam contribuir mais no enfrentamento da crise", disse.

ISTOÉ – Como será o primeiro trimestre?
Miguel Jorge –
Será um pouco melhor do que a tragédia do trimestre passado. A percepção da crise só ficou mais clara em novembro e aí houve uma parada muito forte em dezembro, quando tradicionalmente se aumenta o nível de produção para desová-la no final de dezembro, em janeiro e fevereiro. Janeiro foi muito ruim, mas fevereiro já melhorou um pouco e, para março, as indicações são de recuperação em vários setores da economia. As commodities começam a se recuperar, por causa da safra. E a indústria automobilística, neste mês, espera produzir 250 mil veículos, o que é praticamente a produção de março do ano passado.

O impacto de medidas a favor da indústria automobilística sobre o conjunto da economia é muito forte.

ISTOÉ – E o varejo como vai?
Miguel Jorge –
As vendas vão bem,principalmente no segmento de alimentos e vestuário, entre outros.

A linha branca deve crescer pouco, mas crescerá. Vai crescer sobre o ano passado, quando o crescimento foi substancial. As tevês de plasma e LCD também têm mostrado números extraordinários, com 100% de aumento. Sobre uma base menor, mas a reação é sintomática.

ISTOÉ – A redução do IPI dos carros será prorrogada?
Miguel Jorge –
Falei contra a prorrogação do IPI e todo mundo ficou perplexo, mas estava agindo assim a favor da indústria. Diante da notícia da prorrogação, os consumidores na mesma hora iriam adiar a compra. Realmente as vendas caem.

No dia em que saíram as notícias sobre a prorrogação, recebi vários telefonemas em que o fluxo de pessoas nas revendas já tinha diminuído. Mas deve ser prorrogado. Em fevereiro, com menos dois dias úteis do que no ano passado, produzimos praticamente a mesma coisa que em fevereiro de 2008. Em março, vamos produzir a mesma coisa que em março de 2008. Isso é efeito da redução do IPI.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete