12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Petrobras descarta falta de combustíveis durante greve

2009-03-20 18:35:00

A Petrobras preparou um plano de contingenciamento para evitar redução da produção de petróleo com a greve anunciada pelos petroleiros para a próxima semana. A informação foi dada esta tarde pelo diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa. Segundo ele, para a Petrobras as negociações com os petroleiros ainda não estão encerradas.

"A Petrobras ainda está negociando, mas para evitar perdas, já preparamos nossos planos de contingência para os cinco dias que estão previstos para a greve, tanto na área de exploração e produção, quanto nas refinarias", disse.

Ele também descartou risco de desabastecimento de combustíveis no período da paralisação dos petroleiros. "Há outras estratégias, estoques que podem ser acionados", comentou. Ele, no entanto, admitiu que apesar de ser praxe a ativação dos planos de contingência para todas as unidades, e o objetivo da companhia ser o de perda zero, "podem ocorrer fatos novos e inesperados". "Esperamos que tudo corra bem e as negociações sejam satisfatórias", disse.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou hoje que foi aprovada a realização de uma greve de cinco dias entre os trabalhadores da Petrobras com parada de produção a partir da zero hora da próxima segunda-feira (dia 23). A FUP informou que haverá parada de produção durante a semana que vem nas unidades exploratórias e de refino da estatal petrolífera. No último dia do protesto, programado para a sexta-feira que vem (dia 27), haverá uma reavaliação para suspender ou dar continuidade à paralisação.

Segundo a FUP, a greve unificada é uma resposta da categoria petroleira aos "ataques" que tem sofrido sob a justificativa da crise financeira internacional. "Tanto a Petrobras quanto as suas prestadoras de serviço têm cortado e flexibilizado uma série de direitos dos trabalhadores, recusando-se a avançar nas negociações com a FUP e sindicatos", informou a FUP, em nota. A Federação diz ainda que "não aceita reduções de direitos em nome de uma crise do sistema financeiro internacional, cujo ônus as empresas estão impondo aos trabalhadores".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete