32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cartório se nega a registrar menina por causa do nome

2009-03-20 15:10:00

 Continuam sem poder deixar a maternidade de Varginha, Sul de Minas Gerais, uma mulher que deu à luz uma menina no dia 8 e a filha recém-nascida.

Ela e o marido decidiram colocar na menina o nome de Dieren e o cartório de Registro Civil se negou a efetuar o registro alegando que o nome era estranho e poderia causar constrangimentos à menina quando ela crescesse.

A decisão dos oficiais do cartório foi baseada em uma lei de 1973 que proíbe o registro de nomes estranhos.

O pai da menina que já havia registrado um Boletim de Ocorrência na segunda-feira (9), compareceu ao Fórum da cidade nesta terça, acompanhado de uma advogada com o objetivo de protocolar uma petição na 3ª Vara Cível requerendo o registro do nome Dieren.

Enquanto no cartório ninguém quis gravar entrevista para o Jornal Regional, na maternidade a supervisão informou que a falta de registro da criança não impede que o bebê e mãe tenham alta.

Segundo informações do hospital, a menina somente ficou retida por apresentar icterícia, uma doença que deixa a pele amarelada e que, se não for tratada, pode gerar problemas neurológicos.

A mãe da menina disse que a filha está sendo amamentada e que ela só espera o desfecho do caso para poder ir pra casa.

Ainda segundo informações do cartório, o pai da criança deverá encaminhar um documento à Justiça solicitando uma avaliação do nome escolhido para a menina que ainda não te Certidão de Nascimento.

Outro caso
Na mesma cidade outro caso semelhante também chamou a atenção. T. A. D., há três meses. deu à luz uma menina que até agora também não tem Certidão de Nascimento. O motivo foi o nome escolhido para a garotinha que, no entender da Justiça, também é um nome estranho. Nesse caso o nome escolhido foi Priscine.

A família de Priscine ainda não procurou a Justiça, mas T. garante que esta semana vai conversar com assistentes sociais do Fórum até que a situação se resolva.

Para a maternidade o único encaminhamento que interessa, nos dois casos, é que os pais levem a Certidão de Nascimento ao hospital assim que a criança for registrada.
Fonte: O Barriga Verde

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete