33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Receita intimará 1,4 mil para apurar sonegação de impostos

2009-03-18 16:54:00

A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira que intimará, a partir de 23 de março, 1.470 contribuintes para apurar possível sonegação de impostos. Segundo o órgão, a ação faz parte Estratégia Nacional de Atuação da Fiscalização (Enaf) para o ano de 2009. Nesse primeiro estágio, apenas com a participação de pessoas física, é esperada a recuperação de R$ 475 milhões em tributos não-pagos.

"Por intermédio da Enaf, a Receita busca elevar a percepção de risco dos contribuintes, estimulando-os ao cumprimento espontâneo de suas obrigações fiscais, bem como promover um incremento na arrecadação tributária", anunciou o órgão em comunicado.

Segundo
a Receita, foram cruzados dados e informações em diversas fontes, com o objetivo de identificar os contribuintes com omissão de rendimentos ou discrepâncias na variação patrimonial. Como exemplo, o órgão cita quem teve acréscimo "expressivo" em suas dívidas e ônus reais, utilizados para "justificar" um aumento nos seus bens.

O órgão informou ainda que os contribuintes identificados podem optar por regularizar sua situação, retificando a declaração do Imposto de Renda e pagando as eventuais diferenças, como juros e multa de mora, limitada a 20% do valor devido.

No entanto, isto só pode ser feito até a notificação de que o contribuinte está sendo investigado. A partir daí, eles perdem a opção de retificar as informações erradas e estarão sujeitos à cobrança dos impostos, acrescidos de juros e multa de ofício variável de 75% a 150%. Além disso, em caso de fraude comprovada, o contribuinte pode responder criminalmente, destacou a Receita.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete