21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Hospital anuncia morte cerebral de Clodovil Hernandes

2009-03-17 17:07:00

O hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciou hoje a morte cerebral do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), internado ontem após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). A informação foi dada pelo médico Cícero Henriques Dantas Neto, diretor técnico do hospital.

De acordo com o hospital, houve a autorização de amigos e do Ministério Público para a doação dos órgãos de Clodovil, já que não existem parentes próximos com quem ele mantinha contato. Isso porque ele era adotado e sua mãe já havia morrido.

Devem ser doados a córnea, a íris, o fígado e o coração.

Conforme o hospital, a cirurgia para retirada de todos esses órgãos deve durar cerca de cinco horas. Clodovil deve ser dado oficialmente como morto por volta das 22h desta terça-feira.

Clodovil foi submetido hoje a uma série de exames para diagnosticar a gravidade da lesão cerebral. O hospital suspendeu a divulgação do boletim que estava previsto para as 12h (de MS). Em vez disso, marcou uma entrevista coletiva para anunciar a morte cerebral.

No boletim da manhã, o hospital informava que o estado de saúde de Clodovil era de extrema gravidade, que ele respirava por aparelhos e que seus sinais vitais eram mantidos por meio de medicamentos e equipamentos.

Por volta das 14h de ontem, conforme a Folha Online, o parlamentar teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos. A parada foi revertida, mas o estado de saúde dele se agravou.

Clodovil foi internado às 8h17 de ontem e passou por um procedimento de inserção de cateter para reduzir o coágulo no cérebro. Ele foi encontrado desacordado por volta das 7h, de bruços no chão, por assessores.

Saúde frágil – Os problemas de saúde de Clodovil começaram a surgir em 2005, quando ele foi diagnosticado com câncer de próstata.

Ele retirou o tumor em uma cirurgia e não precisou fazer tratamentos complementares.

Em 2007, foi internado com paralisia de leve intensidade do braço direito. A paralisia foi causada por AVC hemorrágico, decorrente de hipertensão arterial.

No mesmo ano, foi hospitalizado duas vezes com problemas cardíacos e hipertensão arterial e outra com suspeita de dengue. Após cinco dias de internação, o parlamentar recebeu alta, mas a doença não foi diagnosticada.

Em setembro do ano passado, ele foi internado às pressas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, com fortes dores nas costas decorrentes de uma embolia pulmonar.

A carreira – A trajetória de Clodovil Hernandes começou longe de Brasília. Ele Nasceu em 17 de junho de 1937 no município de Elisiário (SP), e foi adotado por um casal de espanhóis. Foi educado em um colégio interno por padres católicos.

Tornou-se conhecido, na década de 1960, como estilista de alta costura, rivalizando com Dener Pamplona de Abreu (1936-1978) a atenção para a primeira geração de importantes estilistas brasileiros.

Na década de 1980, conforme o G1, Clodovil tornou-se uma das principais atrações do "TV Mulher", da Rede Globo.

Comandado por Marília Gabriela, o programa também tinha a participação do cartunista Henfil e da sexóloga Marta Suplicy (bem antes de ela seguir carreira política).

Muitos anos depois, Clodovil criticaria o projeto de união civil homossexual, apresentado por Marta como deputada federal.

No início da década de 1990, foi contratado pela antiga Rede Manchete para apresentar o programa "Clodovil Abre o Jogo".

Na televisão, ficou famoso por alguns bordões, entre eles o de pedir para seus entrevistados que "olhassem para a câmera da verdade", para responder a alguma pergunta mais difícil.

Em paralelo à carreira na televisão, Clodovil trabalhou como figurinista de teatro, ator e cantor.

Em 2001, passou a apresentar o programa "Mulheres" na TV Gazeta. Em 2003, foi contratado para comandar o programa vespertino "A Casa é Sua" pela RedeTV!.

No programa, referiu-se à vereadora petista e militante do movimento negro Claudete Alves como "macaca de tailleur metida a besta".

A vereadora entrou com uma queixa-crime alegando racismo, que resultou em dois processos criminais no Tribunal de Justiça de São Paulo contra Clodovil.

Ainda na RedeTV!, Clodovil foi o alvo preferido das brincadeiras provocativas dos membros do programa "Pânico na TV!", exibido na mesma emissora.

A dupla de repórteres Vesgo e Silvio perseguia Clodovil para que ele calçasse as famosas "sandálias da humildade".

Cansado das provocações, o apresentador fez um desabafo ao vivo durante o seu programa e, em seguida, abandonou os estúdios da RedeTV!. Dois dias depois, os diretores da emissora decidiram demitir o apresentador.

Após eleger-se deputado federal em 2006, Clodovil trocou o nanico PTC pelo PR (antigo PL), alegando ter sido abandonado pelo partido durante o pleito, não ter recebido material de campanha, nem assessoria jurídica.

Acusado de infidelidade partidária, foi absolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no último dia 12 de março, por unanimidade. Para os ministros do tribunal, Clodovil sofreu perseguição interna no PTC, condição que permite ao eleito transferir-se para outra legenda.

Em maio de 2007, o deputado bateu boca no plenário com a deputada Cida Diogo (PT-RJ), durante sessão da Câmara. A discussão teve início quando Clodovil afirmou que "as mulheres ficaram muito ordinárias, vulgares, cheias de silicone" e que as mulheres na atualidade "trabalham deitadas e descansam em pé".

Após ser questionado pela parlamentar sobre a declaração, Clodovil afirmou: "Digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso. A senhora é uma mulher feia".

Entre os projetos que apresentou, há uma PEC que reduz de 513 para 250 o número de deputados federais e cria regras para que nenhuma unidade da federação fique com menos de quatro ou mais do que 30 representantes. A proposta tramita na Câmara, mas sem chance de avanço.

Clodovil também apresentou alguns projetos de lei: quis restringir a exibição de imagens e notícias violentas na televisão durante o horário de almoço, tornar obrigatório o exame de próstata para trabalhadores do sexo masculino com mais de 40 anos e instituir no terceiro domingo de maio o Dia da Mãe Adotiva.

Também é de autoria dele um projeto que proíbe a fabricação e comercialização de produtos infantis que reproduzam a forma de cigarros ou similares.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete