24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Indústria vê queda preocupante e cobra redução de juros

2009-03-11 09:40:00

Empresários e trabalhadores viram com preocupação o resultado do Produto Interno Bruto. A percepção é que a crise deve arrastar a economia para um quadro de recessão neste ano se o governo não tomar medidas urgentes.

Para o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, a redução drástica na taxa Selic é o ponto de partida para qualquer ação no sentido de conter a crise.
"O Copom [Comitê de Política Monetária] precisa se reunir semana sim, semana não para colocar os juros em um patamar de 8%, no máximo. Nada que se faça com os juros nas alturas será suficiente", disse. Hoje, o órgão define a Selic para os próximos 45 dias.

A diminuição da taxa básica, para Skaf, é condição mínima para o governo não comprometer o crescimento deste ano. "Se for para crescer 1%, tem que agir dessa maneira."

Em nota, o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), também disse que é preciso aproveitar o espaço na política monetária e promover reduções de juros mais intensas.

Para as centrais sindicais, o resultado do PIB serve de alerta para os problemas que os trabalhadores terão de enfrentar neste ano. "O resultado também mostra que o país não está imune à crise internacional", afirma Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical. Na avaliação de Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), apesar da crise, o país teve crescimento "razoável" no ano passado.

De acordo com o presidente da Vale, Roger Agnelli, o Brasil está com "posicionamento muito bom", apesar da crise. "O fato é que a gente tem de olhar para a frente e trabalhar para poder superar esta fase."

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, afirma não acreditar em recessão "profunda" no país. "Não acho que o Brasil esteja entrando em uma recessão profunda. O mercado interno é a grande apólice de seguro para ultrapassarmos a crise."

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete