26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Preço de fertilizantes tem queda de 15% em 2009

2009-02-17 17:44:00

Os preços dos fertilizantes caíram 15% em janeiro de 2009, em relação a dezembro do ano passado, tendência que deve continuar e permitir maior volume de compra pelos produtores. A informação foi anunciada pelo presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, Cristiano Walter Simon, na reunião desta segunda-feira (16), em Brasília.


“Não acredito que haja impacto de preço que venha a penalizar o agricultor nas áreas de fertilizantes, defensivos, medicamentos animais e rações. O agricultor está aproveitando a oportunidade para se abastecer e o momento é bom para isso, pois há poder de troca em relação à soja que está colhendo e o adubo que se pode comprar”, explicou.


A entrega de fertilizantes passou de 24,6 milhões de toneladas, em 2007, para 22,4 milhões de toneladas em 2008. A diferença é resultado da antecipação de compra desses produtos nos nove primeiros meses do ano passado. A produção foi de 8,8 milhões de toneladas e as importações apontaram 15,5 milhões de toneladas.


Na reunião, também foi ressaltada a importância da utilização do calcário na correção da acidez do solo para melhorar a absorção dos nutrientes pelas plantas e, em consequência, a produtividade. Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), em 2007 a produção de calcário foi de 22,7 milhões de toneladas e, em 2008, de 21,7 milhões de toneladas. A expectativa para 2009 é alcançar 22 milhões de toneladas.


Programa Nacional de Destinação de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas– Implementado em 2001, o Brasil se tornou o líder mundial nesse sistema, ao recolher 95% das embalagens primárias que entram em contato com o defensivo agrícola. O resultado é superior ao alcançado por países como Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e Austrália juntos. Durante esses anos já foram recolhidas mais de 150 mil toneladas de embalagens de plástico e metal. (Da Redação).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete