23.5 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Empresas valorizam funcionários que buscam qualificação

2009-02-15 17:09:00

No atual momento da economia, em que muitas empresas cortam gastos em razão da crise financeira internacional, o profissional que busca qualificação ganha mais valor no mercado, segundo especialistas da área de trabalho.

Atualmente, há pelo menos 441 cursos gratuitos de formação profissional com inscrições abertas ou programadas oferecidos pelos governos estaduais.

Na avaliação do gerente de tecnologia industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo, Osvaldo Lahoz Maia, fazer curso em momento de turbulência econômica ajuda o funcionário a "manter a empregabilidade".

"Sempre foi importante se especializar, independente de crise. Com a crise, esse aspecto fica mais ressaltado. O funcionário percebe que precisa com urgência se capacitar para manter o conceito da empregabilidade", diz o gerente do Senai.

Promoção– O consultor de recursos humanos Aloisio Buoro, da DBM Consultoria, aponta que um profissional capacitado pode buscar promoção mesmo em tempo de crise.

"Mesmo que agora esteja difícil falar em promoção, elas [as promoções] não estão congeladas. Para quem se qualifica, não é uma coisa inviável."

Ele avalia que, em razão do momento econômico, o funcionário interessado na ajuda financeira da empresa para estudar precisa esperar "o melhor momento".

"Assim que consigo executar algo que planejei, ganho pontos, e isso abre portas para um pedido desse tipo", afirma Buoro.

Paulo Ishimaru, gerente de comunicação do Grupo Soma, empresa especializada em recrutamento e seleção, destaca ainda que a capacitação é importante também para os desempregados.

"Para o profissional de seleção, saber que o candidato faz cursos é diferencial na entrevista. Capacitação nunca é demais."

Reciclagem contínua– Embora seja autônoma e não tenha chefe, a fisioterapeuta Pâmelyn Salaro Françoso, de 26 anos, afirma que busca se reciclar desde que saiu da faculdade, em 2004.

"Fiz curso de medicina chinesa, especialização em acupuntura e participei de simpósios. Acho que, de alguma forma, você tem de se sobressair sobre os demais. Fazer cursos é forma de se valorizar", conta.

A fisioterapeuta já se matriculou em uma pós-graduação em fisioterapia pneumo-funcional. O curso começa em março. "Mesmo com crise, é preciso investir na carreira", diz.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete