24.1 C
Amambai
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Frente fria provoca chuvas abundantes no Sudeste e Centro-oeste

2009-02-13 21:38:00


Região Sul – No sábado, chuvas fracas e isoladas atingem o oeste e leste do Estado do Paraná. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura mínima permanece baixa, oscilando entre 6°C e 9°C no sul e meio oeste de Santa Catarina, além da serra do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima permanece baixa no leste e nordeste do Paraná (sensação de frio) e leste de Santa Catarina (sensação agradável). No Rio Grande do Sul, espera-se uma tarde de muito calor.

Região Sudeste –
A frente fria estaciona sobre o Sudeste e organiza chuvas sobre boa parte de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No oeste de São Paulo, extremo norte do Rio de Janeiro, em todo o Espírito Santo e no leste e nordeste de Minas Gerais, o tempo permanece seco e ensolarado. Há previsão de grandes temporais, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas no centro e oeste de Minas Gerais. Destacamos individualmente as micro-regiões de Bambuí, no sudoeste de Minas Gerais e de Pompeu no centro mineiro. A região de Bambuí deverá acumular 164mm em 36 horas, correspondendo a toda a média de chuvas do mês de fevereiro. Já Pompeu deverá acumular 132mm em 24 horas, correspondendo 90% da média de chuvas do mês de fevereiro. A temperatura mínima permanece baixa, oscilando entre 14°C e 17°C no sul de Minas Gerais e no sul de São Paulo. A temperatura máxima permanece baixa e a sensação será de frio no centro, oeste e sul de São Paulo, interior do Rio de Janeiro e centro e sul de Minas Gerais. Espera-se calor no norte e oeste de São Paulo, litoral do Espírito Santo e norte de Minas Gerais.

Região Centro-oeste –
A frente fria organiza chuvas sobre o leste e norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, com previsão de temporais e acumulado de quase 100mm em 24 horas sobre boa parte de Mato Grosso. Apenas no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura permanecerá mais baixa (sensação agradável) no sul de Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e boa parte de Mato Grosso.

Região Nordeste  –
Uma boa notícia ao nordeste do Maranhão: a Zona de Convergência Intertropical migra para a costa do Nordeste a partir desta sexta-feira, favorecendo a ocorrência de chuvas generalizadas na costa dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, inclusive nas localidades de Santa Quitéria do Maranhão e de Chapadinha, no nordeste do Estado maranhense. Além do litoral norte do Nordeste, também há previsão de chuvas em todo o Maranhão, Piauí, Ceará, partes do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e no norte e oeste da Bahia. Há previsão de temporais localizados no noroeste da Bahia, litoral do Ceará e no sul e no litoral do Maranhão, com acumulado de mais de 30mm em 24 horas. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens e temperatura elevada.

Região Norte –
Áreas de instabilidade causam chuvas em boa parte da Região Norte, com exceção de Roraima. Esperam-se grandes temporais, com acumulado de quase 100mm em 24 horas entre Rondônia, Tocantins e Pará. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima permanece elevada.

Previsão para os próximos dias


Região Sul –
No domingo, as chuvas se espalham mais e atingem o centro e norte do Paraná e a costa de Santa Catarina. Há previsão de temporais com acumulado de mais de 45mm em 24 horas no centro/noroeste do Paraná. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura mínima entra em elevação e oscila entre 9°C e 11°C na serra de Santa Catarina. À tarde, faz calor no Rio Grande do Sul e no interior dos Estados de Santa Catarina e do Paraná. Já no norte e leste do Paraná e no centro e leste de Santa Catarina, a temperatura permanece baixa (sensação de frio no norte e nordeste do Paraná e agradável nas demais localidades). Na segunda-feira, as chuvas se espalham por toda a Região Sul. Na maior parte das localidades, esperam-se chuvas com baixo acumulado. Apenas no leste e nordeste do Paraná, há previsão de temporais. Entre 17 e 21 de fevereiro, persistem as chuvas sobre praticamente toda a Região Sul. Apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco. Neste período, há previsão de temporais na costa de Santa Catarina.

Região Sudeste –
No domingo, a frente fria se afasta do Sudeste, mas áreas de instabilidade mantêm as chuvas sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais. Apenas no norte de Minas Gerais não há previsão de chuvas. Com relação aos temporais, eles devem se concentrar no centro e oeste de Minas Gerais e no centro, sudoeste, oeste e norte de São Paulo, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas em algumas localidades. No sul de Minas Gerais, ainda faz frio pela manhã, com mínima de 14°C e 17°C. A temperatura máxima permanece baixa e a sensação será de frio em boa parte de Minas Gerais e sudoeste de São Paulo. Na segunda-feira, há previsão de chuvas em boa parte de São Paulo, norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste e oeste de Minas Gerais. O acumulado passa dos 60mm em 24 horas no sudoeste de São Paulo. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, persistem as chuvas sobre todo o Sudeste, porém o acumulado será baixo na maior parte das localidades.

Região Centro-oeste –
No domingo, a frente fria se afasta do Centro-Oeste, mas áreas de instabilidade causam chuvas no leste, sul e norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e em boa parte de Mato Grosso. No sudoeste de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Há previsão de temporais no leste de Mato Grosso, em boa parte de Goiás, no leste e norte de Mato Grosso e no Distrito Federal. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura permanecerá mais baixa (sensação agradável) no sudoeste de Goiás, leste e norte de Mato Grosso do Sul e sudeste e noroeste de Mato Grosso. A partir da segunda-feira, as chuvas retornam para todo o Centro-Oeste, inclusive Mato Grosso do Sul. Esperam-se intensos temporais no centro e norte de Mato Grosso. Entre 17 e 21 de fevereiro, as chuvas prosseguem sobre toda a Região. Há previsão de temporais com acumulado de mais de 100mm no noroeste de Mato Grosso.

Região Nordeste –
No domingo, as chuvas prosseguem sobre o oeste da Bahia, boa parte do Piauí, Maranhão, oeste e norte do Ceará e litoral e zona da mata desde Sergipe até o Rio Grande do Norte. Esperam-se temporais localizados, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas em partes do Piauí e do Maranhão. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. Na segunda-feira, novamente há previsão de temporais em boa parte do Estado do Maranhão. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, esperam-se chuvas em boa parte do Nordeste, com exceção do nordeste da Bahia, Sergipe, interior de Alagoas e agreste de Pernambuco. Com relação aos temporais, o acumulado deverá passar dos 100mm na divisa do norte do Piauí com o norte do Maranhão.

Região Norte –
Áreas de instabilidade causam chuvas em toda a Região Norte, inclusive em Roraima. Há previsão de grandes temporais com acumulado de mais de 100mm em 24 horas no norte de Tocantins, centro e sul do Pará, sudeste do Amazonas e sul de Rondônia. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura permanece baixa (sensação agradável) no centro e sul de Rondônia e do Pará neste domingo. Até o dia 21 de fevereiro, há previsão de chuvas em toda a Região Norte, inclusive Roraima. O acumulado passa dos 150mm no litoral do Amapá, noroeste do Pará e norte do Amazonas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 10 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete