31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Funai nega prática de canibalismo em aldeia no AM

2009-02-11 08:03:00

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou nesta terça-feira, 10, em nota, que não se pode afirmar que houve a prática de canibalismo na aldeia Cacau, na cidade amazonense de Envira, onde morreu Océlio Alves Carvalho, de 21 anos.

O rapaz teria sido assassinado por quatro índios da etnia Kulina. "Não existe a prática de antropofagia entre os povos indígenas no Brasil contemporâneo. A única informação a respeito deste costume data do período colonial", traz o comunicado da Funai.

Segundo a Fundação, a morte de Carvalho, cujo corpo foi identificado há uma semana, ocorreu às margens de um igarapé dentro da aldeia, onde havia diversas garrafas de aguardente. "A vítima tinha convívio social com os indígenas e consumia bebidas alcoólicas dentro da aldeia", ressaltou a Funai. A instituição ressaltou que o grupo indígena Kulina não é considerado isolado, apesar de as aldeias se situarem em locais de difícil acesso.

A polícia do Amazonas investiga a denúncia de que quatro índios teriam matado Carvalho, que era deficiente. "O corpo foi esquartejado e então retalhado com mais de cem cortes – achamos que eles comeram as vísceras", disse à Reuters o sargento da PM Osmildo Ferreira da Silva.

Os três índios, moradores da reserva Aldeia do Cacau, aparentemente se gabaram diante de parentes de terem comido o coração e o fígado de Carvalho, segundo Ferreira. O policial acrescentou que um suspeito foi ouvido, mas que ninguém foi preso.

Os kulina não praticam o canibalismo, e a polícia suspeita que os três índios acusados estivessem bêbados ou drogados. "O alcoolismo é disseminado entre os índios de toda a região", disse o agente da Polícia Federal Pablo Souza, em Manaus. "Isso não é usual na região, parece um caso isolado de homicídio."

Há cerca de 1 milhão de índios no Brasil, e suas terras representam cerca de 12% do território nacional.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete