15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

97% dos eleitores aprovam a urna eletrônica, diz TSE

2009-01-17 00:19:00

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que a urna eletrônica tem a aprovação de 97% dos eleitores brasileiros. Para o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, a cada dia a urna vem se mostrando mais confiável e “imune à fraude”.

“A urna vem sendo aperfeiçoada e possivelmente o climax desse aperfeiçoamento seja a tecnologia biométrica de coleta de votos, que vem sendo objeto de implantação gradual”, disse Britto, por meio da assessoria de imprensa do TSE.

A pesquisa, relativa às eleições municipais de 2008, mostra também que 90% dos 2 mil entrevistados não tiveram dificuldades para votar. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (15), a faixa etária que apresentou maior dificuldade para voltar foi a de pessoas com mais de 50 anos de idade (30,4%).

Justiça Eleitoral

De acordo com a pesquisa, 73% dos eleitores consideram a Justiça Eleitoral como a instituição de maior credibilidade do país, seguida pela Polícia Federal (67%) e governo federal (65%).

Lisura

O estudo ainda revela que a maioria dos eleitores levou em consideração a lisura dos candidatos na hora de votar para os cargos de vereador e prefeito. Os dados mostram que 83% dos cidadãos destacaram como atributo fundamental que o candidato não tenha comprado voto e 82% dos entrevistados disseram que observaram se o candidato escolhido não tinha pendência judicial.

Mais da metade dos eleitores (51%) informou que conhecia os candidatos antes mesmo de votar, enquanto 30% das pessoas ouvidas disseram ter pesquisado sobre o candidato e 20% votou mesmo sem conhecer o candidato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 24 de novembro de 2008, pelo Instituto Nexus – Centro de Informação Estratégica, em 26 estados brasileiros. Apenas o Distrito Federal ficou de fora da pesquisa, pois nessa unidade da Federação não houve eleição em 2008.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete