23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Defesa Civil faz aletar para evitar acidentes nas férias

2009-01-11 17:06:00

Quem decidir fazer trilhas ou acampar para aproveitar as férias deve adotar medidas de segurança para evitar acidentes, além de tomar cuidados para preservar o meio ambiente, orienta a Defesa Civil.

Acondicionar as roupas em sacos plásticos bem fechados, escolher calçados adequados à atividade escolhida e levar um kit básico de primeiros socorros são essenciais. A Defesa Civil alerta também para que se verifique os calçados antes de usá-los pela manhã, porque algum inseto ou pequeno animal pode ter se alojado no interior deles durante a noite, para se aquecer.

É importante lembrar que as bebidas alcoólicas diminuem a resistência física, então o ideal é evitá-las. Outra dica da Defesa Civil é deixar com algum conhecido o roteiro da atividade, com informações como localização e duração do passeio. Na alimentação, dê preferência a alimentos não-perecíveis como biscoitos, leite em pó, café solúvel e frutas.

Em relação aos cuidados com o meio ambiente, uma das recomendações da Defesa Civil é não acender fogueiras, dando preferência ao uso de fogareiro ou similar. Se não houver alternativa, a orientação é manter a fogueira em pequenas dimensões e apagá-la totalmente ao deixar o local.

O turista não deve tomar banho com sabonete nem lavar louças com detergente em rios, lagos e nascentes, para evitar poluição dos recursos hídricos, e recolher todo o lixo que produzir. Os atalhos também devem ser evitados, porque contribuem para a erosão do solo. O ideal é continuar sempre na trilha.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete