31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil comemora réveillon três vezs por causa do fuso horário

2008-12-31 23:45:00

O primeiro dia do ano nunca chega para todas as pessoas do mundo no mesmo momento. No Brasil não será diferente, pois os brasileiros vão poder comemorar o réveillon três vezes. Isso por causa dos três fusos horários que incidem sobre o território nacional, segundo o Observatório Nacional, que registra a hora legal do país.

Para as comemorações do réveillon no país, os três fusos horários vão permitir aos brasileiros participar de mais de uma festa. “Pela convenção da hora, os primeiros a comemorar o réveillon no país serão os moradores do Sul e Sudeste, em seguida, as regiões Nordeste e Centro-Oeste e, por último, a região Norte do país”, disse Ricardo José de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

Ele disse que, por questões administrativas e comerciais, os arquipélagos brasileiros situados na região do país mais próxima do Meridiano de Greenwich, que divide o globo terrestre em oriente e ocidente, seguem o fuso horário do país. “Esses arquipélagos, sem o horário de verão, comemorariam o réveillon antes, naturalmente. Por questões de turismo e de administração, adotam o fuso do continente, informalmente, é claro”, disse Carvalho.

Confraternização – “Apenas alguns vão poder participar e presenciar duas festas seguidas. Quem mora nas cidades que fazem divisa em Goiás e Mato Grosso, por exemplo, poderá fazer adaptações informais no relógio. A vantagem, pelo menos nesta época do ano, é que o morador dessa região vai poder ir a duas festas sem se atrasar ou ainda poder ligar para os familiares e amigos que estiverem em outro fuso, sem perder a hora”, afirmou Carvalho.

No Brasil, no continente, o ponto mais oriental, portanto, mais perto do Meridiano de Greenwich, fica na praia de Ponta do Seixas, em João Pessoa. O local é um dos pontos turísticos mais visitados na capital paraibana. Se forem considerados os arquipélagos apenas pela localização geográfica, Fernando de Noronha se encontra ainda mais ao oriente do que a praia da Paraíba. “Mas é apenas uma questão simbólica, pois não há diferença na hora, por mais óbvio que possa parecer, para quem está mais ao oriente ou ocidente em uma mesma faixa de fuso horário”, disse Carvalho.

“Isso tudo mostra como o país é grande e complexo. Já tivemos quatro fusos horários no Brasil. Neste ano unificamos o fuso do Acre com o do Amazonas. Eles ficavam mais isolados e isso deveria trazer complicações administrativas, acredito”, disse o chefe da Divisão Serviço da Hora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete