18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sobe para 114 número de mortos nas enchentes de SC

2008-11-30 20:57:00

O número de mortes causadas pela chuva em Santa Catarina já chega a 114, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil neste domingo (30).

A Defesa Civil do Estado confirmou na noite deste domingo a morte de mais uma criança e uma mulher em um novo desmoronamento de terra que aconteceu às 18h na localidade de Braço do Joaquim, em Luiz Alves, no Vale do Itajaí.

No acidente, um bombeiro de São Paulo que integra a Força Nacional ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Outras vítimas resgatadas com vida foram levadas para o hospital de Luiz Alves. As buscas deverão ser retomadas nesta segunda, durante o dia.
 
Além disso, outros dois corpos foram encontrados neste domingo. Um deles foi encontrado às margens do Rio Itajaí-Açu, no bairro Salseiros, em Itajaí.

Como o homem não foi identificado -o corpo estava em avançado estado de putrefação -, o local da morte também não foi determinado. O corpo pode ter sido levado pelo rio até Itajaí. Outro corpo foi encontrado em Gaspar e outros dois, em Luiz Alves.

São 78.707 desalojados e desabrigados – 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Os óbitos ocorreram nas seguintes cidades: Brusque (1), Gaspar (16), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (8), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).

Voluntários- O Instituto Voluntários em Ação (IVA) e a Defesa Civil de Santa Catarina informaram neste domingo (30) que estão cadastrando voluntários para o auxílio das vítimas da enchente que atingiu o estado, deixando mortos e milhares desabrigados.

Profissionais da área da saúde que queiram ajudar devem se cadastrar no site da Secretaria estadual de Saúde.

O IVA também busca pessoas que possam carregar caminhões, doar sangue, separar os donativos enviados conforme as necessidades de cada município (é preciso ir ao local) e que possam divulgar campanhas de doações. O site da entidade traz mais detalhes sobre as funções voluntárias.

0800– A partir das 15h (de MS) deste domingo, a Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizou um número de discagem gratuita para os interessados em fazer doação por depósito bancário para ajudar as vítimas das enchentes em Santa Catarina.

Por meio do 0800 48 2020 será possível obter todas informações sobre bancos e contas bancárias abertas para esse fim.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete