26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Consumo de energia diminui em várias regiões do país

2008-11-26 12:37:00

O consumo de energia elétrica diminuiu entre os meses de outubro e novembro, principalmente na indústria. Os dados constam do Boletim de Carga Mensal do ONS (Operador Nacional do Sistema), divulgado ontem (25).

Os números indicam uma variação negativa de 3,3% nos valores preliminares de carga de energia do SIN (Sistema Interligado Nacional), entre outubro e novembro.

O boletim do ONS indica que também contribuíram para esta queda a ocorrência de chuvas acompanhadas de temperaturas amenas a partir da 2ª semana do mês, nos subsistemas Sudeste,Centro-Oeste e Sul.

No resultado acumulado dos últimos doze meses (a taxa anualizada) o SIN a demanda por energia cresceu 3,4%, em comparação a igual período imediatamente anterior.

A queda é ainda maior quando analisado os dados do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde os valores preliminares de carga de energia indicam uma variação negativa, entre outubro e novembro, de 5,2% – com crescimento de 1,1% sobre novembro de 2007.

Na avaliação do ONS, “a crise internacional pode estar afetando o desempenho da atividade econômica da região, levando setores de grande representatividade da indústria a tomarem medidas preventivas, como a suspensão temporária ou a redução da produção”.

O órgão cita a cadeia automobilística como um dos fatores de redução do consumo, em função da desaceleração na produção de veículos.

Já os valores preliminares de carga de energia verificados em novembro no Subsistema Sul sinalizam uma variação negativa de 0,6% em relação ao mês de outubro, embora ainda apresente crescimento de 2,6% na comparação novembro 2008/novembro 2009.

No Subsistema Norte também houve variação negativa de 1,4% em novembro, frente a outubro deste ano, mas ainda apresenta crescimento de 4,6% em relação a novembro de 2007.

A única exceção na comparação mês/mês anterior foi no Subsistema Nordeste, onde o consumo cresceu 0,9% sobre outubro e 2,5% sobre novembro de 2007.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete