21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MP denuncia médico acusado de cobrar por exame do SUS

2008-11-10 20:55:00

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) denunciou à Justiça o médico Fernando José Mendes Slovinski, acusado de ter cobrado de pacientes exames, tratamentos e cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital público Governador Celso Ramos, em Florianópolis. A denúncia foi oferecida à 2ª Vara Criminal da Comarca da Capital na sexta-feira (7).

Slovinski, chefe do Departamento de Radiologia do hospital, foi denunciado pelo crime de concussão, que ocorre quando o funcionário público exige vantagem indevida para realizar sua função.

A cobrança foi flagrada pela RBS TV em junho deste ano. A partir da reportagem, foram abertos inquéritos policial e civil público que apuraram que o médico teria cobrado de pelo menos 11 pacientes um total de R$ 43,7 mil.

Pena de dois a oito anos- Se a Justiça aceitar a denúncia contra o médico, e ele for condenado, Slovinski poderá receber pena de dois a oito anos de prisão. A punição ainda pode ser aumentada porque o médico ocupa cargo de chefia na instituição e por ele ter praticado o crime 11 vezes. Slovinski poderá ainda perder o cargo público, conforme prevê o Código Penal.

O MP-SC continua a investigar se a atitude de Slovinski também se enquadra como improbidade administrativa. Nesse caso, a punição inclui o ressarcimento dos valores, perda dos bens adquiridos de forma ilegal, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete