26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Chuva forte em 12 Estados, alerta Defesa Civil

2008-11-01 06:25:00

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira (31/10) e sábado (01/11), áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva em Roraima. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Entre hoje (31/10) e domingo (02/11), áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no Amazonas, Rondônia e Acre. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Amanhã (01/11), áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva no sul de Goiás, no oeste e norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, principalmente no oeste e meio-oeste catarinense.

Amanhã (01/11), áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva no sul e centro-oeste do Mato Grosso, Paraná e Triângulo Mineiro, Zona da Mata, sul e centro de Minas Gerais. Persiste o alerta que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, especialmente no sudoeste, sul, noroeste e centro-oeste paranaense. No domingo (02/11), o alerta de chuva é válido para o sudoeste do Mato Grosso, Triângulo mineiro e sul de Minas Gerais e todo o Estado do Paraná.

No domingo (02/11), áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva no Mato Grosso do Sul e em todas as regiões de São Paulo. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h. A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para o MT, RO, AC, AM e RR são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec). O alerta preventivo emitido para Goiás é baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Inmet e do Cptec.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete