23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dólar fecha com ganhos e acumula alta de 13% no mês

2008-10-31 18:51:00


Depois de cair por quatro dias seguidos, o dólar fechou em forte alta nesta sexta-feira. Na última sessão do mês, a moeda americana encerrou outubro cotada a R$ 2,160 para venda, com um ganho de 2,56% nesta sexta-feira. A divisa acumulou alta de 13,3% no mês.

Outubro contou com uma luta constante dos governos contra a baixa liquidez e a escassez de linhas de crédito. Bancos centrais se empenharam em uma série de ações, de injeção de capital em instituições financeiras até uma redução coordenada das taxas de juros.

No Brasil, o Banco Central (BC) retomou as vendas de swap cambial tradicional – realizando-as diariamente há quatro semanas – e inaugurou um novo tipo de operação obrigando os bancos a repassar recursos para o comércio exterior.

"Acho que aquela fase (antes das intervenções globais) foi a mais crítica. Grande parte já está resolvido ou para ser resolvido. Agora, é passar para a segunda fase do problema, que é menos grave, mas não tranquila", avaliou Mario Battistel, gerente de câmbio da corretora Fair.

Como segunda fase, Battistel cita as consequências da crise financeira, como redução de produção e desaceleração do crescimento. "Talvez num canto ou outro recessão", acrescentou. Para ele, novembro continuará contando com atuações do BC num empenho para afastar a especulação, "antes de começar a voltar o crédito".

Marcos Forgione, analista da Hencorp Commcor, considera que as atuações do BC contribuem para "amenizar a tendência de alta" do dólar, mas ressaltou que ela ainda é de alta. Para o próximo mês, o analista ainda avalia que a volatilidade deve continuar. "As oscilações em novembro devem ser meio parecidas (com as deste mês), acompanhando as notícias lá fora".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete