24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Eleições 2008: Mais de 27 milhões voltam às urnas hoje

2008-10-26 07:57:00

Mais de 27 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (26) em 31 cidades de 15 estados brasileiros.

Em todas as cidades, a votação será realizada das 8h às 17h, de acordo com o horário local. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é de que a apuração dos votos termine até as 19h (de MS) e que cada eleitor conclua seu voto em 20 segundos.

Em 30 municípios, a votação será para decidir entre os dois candidatos que disputam o segundo turno. Em Benedito Leite (MA), onde o primeiro turno foi cancelado após manifestantes atearem fogo nas urnas, os eleitores escolhem entre os três candidatos que disputam a prefeitura.

Das cidades com segundo turno, 11 são capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP). Nas outras 15 capitais, os prefeitos foram definidos no primeiro turno. Dos 20 prefeitos que buscavam a reeleição, 13 se reelegeram no primeiro turno e os outros sete estão disputando o segundo turno.

Para votar, o eleitor deve comparecer à seção eleitoral com o título de eleitor ou documento com foto. O TSE disponibiliza em seu site uma página onde o eleitor pode consultar a zona eleitoral e seção de votação. Caso não lembre o local, clique aqui para consultar. Para fazer a consulta, basta informar o número do título eleitoral. É possível verificar pelo nome do eleitor apresentando data de nascimento e nome da mãe.

Se o eleitor estiver em uma cidade onde não há segundo turno, mas em seu domicílio eleitoral ocorrer a disputa, deve procurar um posto de justificativa eleitoral no dia da votação ou comparecer em até 60 dias a qualquer cartório eleitoral.

Base aliada– Em 18 dos 30 municípios onde os candidatos voltam a se enfrentar no segundo turno, os dois partidos que concorrem pertencem à base aliada que dá sustentação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Juntos, os partidos da base aliada foram os que mais elegeram no primeiro turno. O PMDB foi o partido que mais conquistou prefeituras. A legenda soma 1.201 prefeitos eleitos no primeiro turno, número superior ao das eleições de 2004, quando elegeu 1.054.

O PSDB aparece em segundo, com 785 prefeitos eleitos, mas o número é inferior ao obtido em 2004, quando ganhou 861 prefeituras. O PP manteve praticamente o mesmo desempenho – elegeu 549 prefeitos, contra 548 há quatro anos.

O PT mostrou crescimento significativo. O partido saltou de 399 para 547 prefeitos eleitos neste ano. O Democratas, por sua vez, registrou um número menor de vitórias no país – elegeu 497 prefeitos, contra 794 nas eleições de 2004.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete