19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Faxineira da Câmara vira vereadora no RS

2008-10-19 04:19:00

A partir de janeiro de 2009, Maria Helena Batista Vilarinho vai trocar a bandeja de café e a vassoura pela caneta e o plenário na Câmara Municipal de Espumoso (RS).

Ela é faxineira na Câmara e no último dia 5 se elegeu vereadora pelo PDT, com 554 votos, a quinta maior votação entre os nove eleitos. O primeiro colocado recebeu 719 votos.

Há 22 anos, Maria Helena, então com 20 anos, entrava na Câmara Municipal pela primeira vez. Era uma das mais novas servidoras públicas da cidade.

Desde então, casou, teve dois filhos e passou por momentos delicados de saúde na família, com o filho mais velho e o marido, que teve que parar de trabalhar. 

O atual prefeito, José Parizzotto (PDT), foi quem a convenceu a disputar uma vaga na Câmara. “Quase todos os partidos me procuraram para que eu saísse como candidata, mas após conversar com o prefeito eu resolvi aceitar”, afirmou.

A partir daí, a campanha foi para as ruas, ela fez um pequeno jingle e conseguiu se eleger à frente até de vereadores que buscavam a reeleição. “Já vi muitas coisas boas e ruins nestes 22 anos de Câmara”, conta Maria Helena.

“Mas nos momentos de crise, sempre fui uma espécie de calmante. Aparecia com o cafezinho, conversava com os vereadores, alegrava o pessoal”, afirmou ela, que agora não precisará comparecer diariamente à Casa.

Só há uma sessão por semana e ainda passará a ganhar mais do que o dobro. Passará de R$ 700 para R$ 1,9 mil.

“Vai ser melhor, mas eu não vou mudar, não. Vou continuar, inclusive, cantando em festas sempre que me chamarem”, garante ela, que volta das férias no início de novembro. “E até dezembro, vou continuar trabalhando normalmente.”

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete