19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Detran vai exigir mais aulas para tirar habilitação em 2009

2008-10-17 10:19:00

O movimento nas auto-escolas aumentou até 70% em alguns estados. A partir de janeiro, ficará bem mais difícil conseguir a primeira carteira de habilitação.

A auxiliar de serviços gerais Marinete Arruda fez sua inscrição na auto-escola assim que soube que o número de aulas obrigatórias para tirar a carteira de motorista aumentaria a partir de janeiro. “Já está difícil tirar a carteira, e eu acho que vai ficar um pouquinho mais caro”, diz ela.

Segundo as auto-escolas, o aumento do custo deve ser de 15 a 20%. Por isso, muita gente correu para fazer os cursos agora. A procura aumentou em todo o país – 30% em São Paulo, 34% em Curitiba e 40% em São Luís, de acordo com a Associação Nacional dos Detrans.

Para se ter uma déia, o Detran do Distrito Federal marcava, em média, sete mil exames por mês para os interessados em tirar a primeira habilitação. Depois que as mudanças foram anunciadas, a procura aumentou 71%. Hoje, são 12 mil candidatos por mês.

As novas regras foram determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito. O número de horas de prática de direção vai passar de 15 para 20. A parte teórica vai aumentar de 30 para 45 horas/aula.

O conteúdo de direção defensiva foi duplicado, com atenção especial para os motociclistas e para as conseqüências do uso de álcool e drogas. “Se não conhecer isso na formação, o motorista vai ter que conhecer depois, na prática. É melhor conhecer na teoria primeiro”, argumenta Jair Tedeschi, diretor do Detran-DF.

Ao lembrar que o número de acidentes entre os motoristas que acabaram de tirar a carteira é 50% maior, o professor de Segurança no Trânsito Davi Duarte aconselha: “O curso teórico e o prático vão ficar melhores a partir do ano que vem. Então, compensa esperar um pouco mais, sem corrida, pra tirar a carteira de forma mais segura”. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete