19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Computadores antecipam horário de verão

2008-10-14 12:50:00

A Microsoft e a Apple se anteciparam em uma semana ao início do horário de verão, fazendo com que os relógios do Windows e dos sistemas Mac fossem adiantados em uma hora automaticamente no último sábado.

Na realidade, o horário de verão começa à 0h do próximo dia 19 (domingo), nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida ficará em vigor até 15 de fevereiro de 2009.

A Microsoft lançou um pacote de atualização do Windows para que o usuário faça a correção manualmente –evitando que o horário errado retorne. A atualização pode ser baixada pelo site da empresa, que não se pronunciou sobre as causas da falha deste fim de semana. A Apple também não comentou o erro do sistema.

O horário de verão afeta os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A medida é adotada sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete