23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

No DF, receitas médicas terão que ser digitadas

2008-10-14 03:50:00

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, sancionou na sexta-feira (10) uma lei que obriga que todas as receitas feitas por médicos e dentistas nos hospitais públicos e particulares do DF sejam informatizadas. O prazo para a implementação do sistema é de 90 dias.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, já existe um projeto de informatização da rede pública, bem mais amplo, que prevê o arquivamento de toda a história do paciente.

Mas o órgão acredita que três meses seja um prazo curto para a instalação do sistema eletrônico. "Certamente vamos ultrapassar os 90 dias porque vamos ter de implantar a informatização como um todo, o que cobre prontuário eletrônico", afirma o assessor da secretaria, Lúcio Pereira.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Cezar Galvão, a iniciativa deve beneficiar os pacientes, mas é preciso dar tempo para os profissionais da rede pública se adequarem.

"Tem que ter um prazo cabível para capacitar os profissionais, nem todos sabem utilizar a internet e possivelmente há que se fazer capacitação com o tempo adequado. Vamos ter um prontuário único, o administrador vai poder monitorar gastos e o médico vai ter condição de prestar melhor atendimento à população", diz.

Pacientes– A medida visa acabar com as dificuldades para compreender a letra de médicos. "Não entender nem a hora da medicação, nem nada, é difícil", conta a dona de casa Clarisvelce Teixeira.

O autônomo Nivaldo Costa também reclama. "[O médico] só faz uns garranchos lá e só quem entende é o farmacêutico."

"Acontece de a gente levar o e o farmacêutico dar um similar, a gente nem sabe o que tá dando em casa", diz a tatuadora Diuvanira Mendes.

Segundo a farmacêutica Alessandra Nunes, às vezes é preciso ligar para o médico quando há dúvidas sobre o que está escrito. "Isso ocorre muito no nosso dia-a-dia, algumas letras de alguns médicos podemos confundir de dois a três tipos de medicamentos, levando mais riscos à vida do paciente", diz.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete