19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Crédito fica mais restrito e mais caro

2008-10-07 08:55:00

As instituições financeiras ficaram muito mais rígidas ontem para liberar os créditos de desconto de duplicatas, o que fez praticamente secar as linhas de financiamentos para companhias que não são consideradas de primeira linha, segundo os critérios de classificação de risco seguidos pelos bancos. A concessão de empréstimos ao consumidor também está mais seletiva, com taxas maiores e prazos menores. Ontem, a deterioração do cenário desencadeou uma série de rumores de que os grandes bancos teriam fechado suas linhas de crédito ao consumo. A informação foi desmentida categoricamente pelas instituições e considerada sem fundamento. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que vai conferir o rumor.

De qualquer forma, as condições para os consumidores estão mais apertadas. "Com a redução da liquidez, os bancos começam a escolher para quem dar crédito", disse o presidente da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), Adalberto Savioli. "Hoje não se financia 100% de um bem.

O prazo está mais curto e as taxas, 3% mais caras." O mesmo foi relatado pelo presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), Luiz Montenegro. Segundo ele, já há exigência de entrada de 10% a 30% para a compra de um carro.

Nas linhas para pessoa jurídica, o tranco no crédito foi sentido especialmente por empresas de varejo que precisam de recursos para financiar o consumidor e indústrias que não apresentam bons indicadores de endividamento em relação ao patrimônio líquido. "O momento está muito difícil para empresas que têm indicadores com problemas", disse uma fonte. Para as empresas tidas como muito seguras, há dinheiro para capital de giro, só que a um custo muito mais elevado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete