27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saiba o que está proibido aos eleitores no dia de votação

2008-10-04 22:18:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu que os eleitores entrem na cabine de votação portando celulares, máquinas fotográficas e filmadoras. A decisão, tomada durante a sessão extraordinária de do dia primeiro, atende a pedido de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que temiam que cidadãos eventualmente ameaçados por milícias ou candidatos registrassem imagens do voto, na eleição deste domingo (5).

“Esta providência concretiza a vontade da Constituição, que é de assegurar o sigilo e o segredo do voto, e deixar o eleitor inteiramente livre para decidir de acordo com a sua consciência. Nós aprendemos com a realidade”, afirmou o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto.

A determinação do TSE só será possível porque os ministros da Corte alteraram a Resolução 22.712, que trata das garantias eleitorais. A norma já previa a proibição do uso de aparelhos de radiocomunicação nas cabines de votação. Os ministros também incluíram a possibilidade de instalação de detectores de metais nas seções onde houver indícios de que eleitores estejam sendo coagidos.

Segundo o TSE, caberá aos TREs optar pela instalação dos detectores e arcar com os custos dos equipamentos. “Não faz sentido entrar com máquina fotográfica, a não ser que seja para fotografar o voto”, defendeu o ministro do TSE Marcelo Ribeiro.

Um dos TREs a fazer o pedido foi o do Rio de Janeiro, onde há denúncias de que traficantes e milícias teriam ameaçado eleitores, coagindo-os a votar em candidatos específicos. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete