33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Seca enfraquece carvalhos infectados

2019-01-17 19:02:00

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Córdoba, na Argentina, estudou a resposta fisiológica diferente do carvalho quando confrontado somente para o patógeno Phytophthora cinnamomi e quando o faz em condições de estresse hídrico.

Quando eles crescem sem condições de estresse hídrico (ótima de irrigação), carvalhos infectados por Phytophthora cinnamomi responde fisiologicamente ao patógeno com estratégias de redução da biomassa e realocação de recursos. Isto é, como uma estratégia de defesa, as raízes das plantas infectadas com o metabolismo secundário ativo e para o seu crescimento, mas não são afetados outros parâmetros, tais como a eficiência fotossintética.

Graças a estes mecanismos, este grupo de plantas consegue lidar com a doença, evitar danos irreversíveis às suas raízes e recuperar após o primeiro ciclo de infecção. No entanto, a resposta é totalmente diferente quando o estresse hídrico causado pela seca aumenta a infecção pelo patógeno. Nesse caso, a fotossíntese diminui e a planta é incapaz de responder à infecção, levando à morte. Desta forma, o estudo amostrou a influência do estresse hídrico como um gatilho para a seca, que, em combinação com o patógeno, representa o pior cenário para a azinheira.

O aspecto mais inovador deste trabalho, publicado na revista Forests , tem sido a avaliação combinada da resposta fisiológica e do crescimento em plantas submetidas a estresse biótico e abiótico, considerando os problemas derivados da variabilidade natural do carvalho. Utilizando uma única população no ensaio e plântulas do mesmo genitor, a variabilidade da resposta foi reduzida, o que fortalece os resultados do estudo. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete