21.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Morre aos 88 anos Padre Quevedo

2019-01-10 11:16:00

Oscar González Quevedo Bruzan, o Padre Quevedo, é velado nesta quinta-feira (10), em Belo Horizonte. Padre Quevedo morreu na quarta (9), por complicações cardíacas, na Casa Irmão Luciano Brandão, no bairro Planalto, onde morava desde 2012.

O velório, que é aberto ao público, acontece no ginásio da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, onde fica a casa em que morava, no bairro Planalto. O enterro no Cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, será às 11h.

O padre ficou famoso pelo bordão “isso non ecziste”, ao desmistificar eventos considerados paranormais. Na década de 1970, desmascarou o ilusionista Uri Geller, que dizia entortar talheres com a força da mente.

 

"Ele foi uma personalidade que teve projeção nos meios de comunicação e usou a parapsicologia como instrumento para esclarecer fenômenos", disse o padre João Augusto MacDowell, de 84 anos, contemporâneo de Quevedo.

Os dois se conheceram em 1968. De acordo com ele, Quevedo ajudou a compreender a vida, os fenômenos e os acontecimentos.

O padre jesuíta Mizael Araújo, de 34 anos, foi aluno de Quevedo, em São Paulo, onde fez o curso de parapsicologia, e disse que o religioso dedicou a vida para fazer o bem.

"Ele só rezava. Era uma pessoa encantadora, calma, tranquila. Foi uma existência dedicada a servir às pessoas".

 

Ainda segundo Araújo, Quevedo usava a parapsicologia para combater o charlatanismo. "Parece estranho, mas ele amava o pecador e odiava o pecado", completou.

 

No ano 2000, Padre Quevedo apresentou o quadro “Caçador de Enigmas” no Fantástico, onde desvendava fenômenos da natureza e expor charlatões.

O religioso investigou casos como o das gêmeas que diziam sentir as mesmas coisas mesmo estando separadas; desmascarou a farsa de uma casa mal-assombrada e comentou casos de premonição envolvendo a queda do Foker da TAM.

Natural de Madri e naturalizado brasileiro, Padre Quevedo é considerado um dos maiores especialistas do mundo na área de parapsicologia e autor de dezenas de livros, muitos dos quais traduzidos para outras línguas, como "O que é parapsicologia", "A Face Oculta da Mente" e "As Forças Físicas da Mente". Além de parapsicologia, era formado em filosofia, teologia e humanidades clássicas.

 

Segundo a Ordem dos Jesuítas, Padre Quevedo ingressou na Companhia de Jesus aos 15 anos. Em 1959, aos 29 anos, chegou ao Brasil e, na década de 1960, naturalizou-se brasileiro.

Ele foi professor universitário de parapsicologia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e no Centro Latino-Americano de Parapsicologia (Clap), onde também foi diretor.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete