21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CNM discute no TCU congelamento do coeficiente do FPM

2018-11-28 20:01:00

O presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Glademir Aroldi, solicitou nesta quarta-feira (28), o apoio do ministro do TCU (Tribunal de Contas de União), Augusto Nardes, ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/2018, que trata do congelamento dos coeficientes de distribuição do FPM até que os dados para seu cálculo sejam atualizados com base em novo censo demográfico do IBGE, previsto para ocorrer em 2020.

O texto, que foi aprovado no último dia 21 de novembro na Câmara dos Deputados, chegou ao Senado e teve o relatório lido em Plenário.

“A gente queria pedir o apoio do senhor, porque essa pauta é muito importante. Esses Municípios não podem perder mais receita”, solicitou Aroldi. Ele explicou ainda que a CNM espera a aprovação de um requerimento de urgência, para o texto ser apreciado diretamente em sessão plenária nesta semana.

Nardes explicou que o TCU aguardará a decisão do Congresso Nacional sobre o assunto para determinar como o órgão deve agir nesta questão. “O nosso trabalho só começa a partir da confirmação da votação no Congresso”, explicou.

A realização do censo de 2020 também tem sido uma preocupação da CNM. Por isso, Aroldi também pediu o apoio do ministro na construção de alternativas para que o censo seja realizado.

“A CNM tem a preocupação na realização do censo porque o FPM é a principal fonte de receita da grande maioria dos Municípios e a não realização do censo prejudica, principalmente, os pequenos Municípios”, defendeu o presidente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete