33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Black Friday: Seis dicas para se dar bem e não se exceder nas compras

2018-11-23 06:02:00

Com a Black Friday nessa sexta-feira, as lojas e sites de comércio têm diminuído seus preços à medida que as vendas aumentam.

Porém, a Black Friday carrega um perigo: você pode acabar gastando um bom dinheiro em coisas que você não quer, nem realmente precisa.

Mas o que fazer para sobreviver ao caos das lojas lotadas e também ao desejo de comprar sem parar? A BBC listou algumas dicas

1 – Faça uma pesquisa e cuidado com a #BlackFraude

Antes de ir a uma loja, pesquise os preços na internet: veja se realmente o preço do produto caiu ou é uma "pegadinha", pois há lojas que aumentam os preços normais num período antes da promoção, e depois dão "descontos" no Black Friday (nas redes sociais, o fenômeno ficou conhecido pela hashtag #BlackFraude).

Também faça uma divisão por segmentos de produtos. Isso evita que você precise se deslocar muito pela cidade para fazer as compras.

Andando menos e passando por menos lojas, você talvez tenha menos distrações com produtos de que não precisa.

"CaixasDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAntes de comprar, verifique se não há preços mais baratos

2 – Verifique as políticas de troca e devolução

Algumas lojas costumam restringir a devolução ou troca de produtos comprados em promoções. Se você mudou de ideia sobre uma compra, ou ganhou um presente e quer trocá-lo, é possível que encontre dificuldade.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, compras feitas fora de lojas físicas, como internet, catálogos ou telefone, podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente qualquer defeito.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), mesmo que a loja declare possuir uma política de trocas diferente no momento da venda, o direito de arrependimento em sete dias precisa ser respeitado, já que a troca e o arrependimento não se confundem.

"UmaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionTalvez seja uma boa hora para comprar roupas de grife por um preço mais barato

3 – Analise seu desejo de compra

Antes de efetuar a compra, pense realmente se você está economizando dinheiro ou gastando com um produto de que você não precisa necessariamente.

Seja honesto consigo mesmo: você vai usar esse produto imediatamente? Ou vai colocá-lo em uma estante ou gaveta para um dia (que você não sabe quando) tirá-lo de lá?

Se for uma roupa, experimente antes e tome uma água ou chá. Se você ainda estiver pensando na peça, volte e compre.

4 – Use roupas confortáveis

Antes de sair às compras, coloque uma roupa confortável e prática. Imagine ter de amarrar os cadarços todas as vezes que você entrar em um provador de lojas de roupa.

"RelógiosDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionSeja honesto consigo mesmo antes de comprar: você realmente precisa desse produto?

5 – Roupas de grife

Os produtos mais caros e de grife historicamente são aqueles com maior queda nos preços. Talvez seja uma boa hora para adquirir uma bolsa nova ou um sapato chique por um preço mais barato.

6 – Chegue antes da multidão e leve água

Verifique qual o horário de abertura das lojas, pois às vezes elas mudam de horário na Black Friday. Tente chegar antes de elas ficarem cheias. Leve água para se hidratar.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete