20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Municípios inscritos no Mapa do Turismo podem emitir certificado digital

2018-10-30 11:02:00

Já está disponível o certificado digital do Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019 para os 3.285 Municípios inscritos. O Ministério do Turismo (MTur) liberou a emissão do documento por meio do site.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a certificação é uma maneira de comprovar que o Ente municipal integra a lista dos destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. Ou seja, uma forma de valorizar o trabalho da gestão local.

Além disso, os que obtiverem o documento serão priorizados no repasse de investimentos federais destinados ao turismo.

“Com a certificação, os Municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o secretário nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

O MTur informa que, para emitir e imprimir o certificado, basta acessar o site do Mapa do Turismo, selecionar os campos Macrorregião, UF, Região Turística e Município e, em seguida, clicar em “pesquisar” e aguardar o resultado destacado com a cor azul. Daí, é só clicar no destino selecionado e escolher a opção “emitir certificado”.

Ferramenta

Instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, o Mapa do Turismo orienta o desenvolvimento das políticas públicas pelo MTur.

Com a lista, a pasta define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada Município.

As mais de 3 mil cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério.

A próxima atualização do Mapa está prevista para 2019, podendo retirar e incluir novos Municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete