26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fundo Petróleo: Municípios devem cobrir saldo negativo em conta

2018-10-26 11:02:00

Na última terça-feira (23), os municípios foram surpreendidos com valores expressivos em conta oriundos do FEP (Fundo Especial de Petróleo). Na ocasião, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) após orientação da ANP (Agência Nacional de Petróleo) informou aos prefeitos que a distribuição do recurso foi feita de forma equivocada e que a previsão era de que a conta sofreria estornos.

A Digov/BB (Diretoria de Governo do Banco do Brasil), em contato com a CNM, orienta que os municípios devem cobrir o saldo negativo na conta do FEP.

A Confederação ainda busca, junto ao Ministério de Minas e Energia, responsável pelo envio da programação do recurso ao Banco do Brasil, uma agenda para tratar da possibilidade de isentar os Municípios dos juros já cobrados e da definição de uma forma de devolução do recurso indevidamente creditado mais compatível com as finanças dos municípios. O objetivo é não agravar, ainda mais, a situação dramática em que se encontram.

Histórico

Conforme informação da Agencia Nacional do Petróleo, teria entrado na conta do Fundo Especial recursos a título do próprio FEP. Contudo, também entraram recursos a título de royalties. O que ocorre é que a distribuição desses dois recursos é totalmente diferente.

O primeiro é repartido entre todos os entes com base nos coeficientes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e FPE (Fundo de Participação dos Estados). O outro é distribuído apenas para os estados e municípios produtores, confrontantes ou que fazem parte da área geoeconômica do local de extração.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete