21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil e Portugal estudam a integridade amazônica

2018-10-19 16:02:00

A engenheira cartógrafa Ana Cabral, do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa(Portugal), passou um período de 10 dias na Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), no mês de outubro em cooperação com a articulação internacional do centro de pesquisa carioca.

A cientista, que atua no monitoramento do desmatamento da floresta tropical, na quantificação dos parâmetros biofísicos da vegetação e em estudos de suscetibilidade à erosão hídrica, já atuou em países como Angola, Congo e Guiné Bissau.

Já no Brasil, seu trabalho na dinâmica de padrões de desmatamento em áreas protegidas da Amazônia Legal usando dados derivados de sensoriamento a aproximou da Embrapa Solos.

Alguns resultados obtidos por Cabral no período 2002/2016, no âmbito do Observatório da dinâmica de interação entre a sociedade e o meio ambiente na Amazônia (Odyssea), demonstraram que 1 – a maior parte dos territórios localizados dentro e fora das Áreas de Preservação (AP) mostra um risco entre baixo e médio de fragmentação, 2 – duas APs no Pará, uma no Acre, uma no Maranhão, uma no Mato Grosso e outra no Tocantins possuem maior risco de fragmentação, 3 – A maior parte das áreas com risco está localizada no arco do desmatamento e 4 – Regiões com gado, agricultura de pequena escala e plantações de soja têm mais influência no desmatamento.

Parceria com a Embrapa Solos
“Buscamos essa parceria com o Instituto Superior de Agronomia português, que estudou a fragmentação da Amazônia nas unidades de conservação, por sua afinidade com o projeto Papel da Biodiversidade na Mitigação das Mudanças Climáticas (Robin – sigla em inglês) no qual, por dados de sensores remotos, vimos o nível de fragmentação no estudo da integridade ecossistêmica da Amazônia”, revela a pesquisadora Margareth Simões, da Embrapa Solos.  

O objetivo da parceria é fazer uma analogia entre as duas metodologias: a que foi desenvolvida para as unidades de conservação de estudos de fragmentação, e a criada pela Embrapa, de integridade ecossistêmica. “No lugar de estudar dentro das unidades de conservação, nós vamos pesquisar nas áreas de integridade ecossistêmica da Amazônia, dentro do município, integrando as duas metodologias”, conta Simões.

Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa
O Instituto, que tem 160 anos, fica numa área de 100 hectares, e conta com 1700 alunos entre graduação, mestrado e doutorado. São oferecidas sete licenciaturas, mestrados em 14 áreas e doutorados em 17 áreas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete