23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Recém-nascida enterrada viva deve fazer cirurgia para retirada de cateter

2018-07-04 04:01:00

A índia recém-nascida que foi resgatada depois de ser enterrada viva pela família em Canarana, a 838 km de Cuiabá, deve passar por uma cirurgia para a retirada de um cateter, nesta terça-feira (3). A bebê está internada desde o dia 6 de junho numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A recém-nascida foi encontrada por policiais e passou seis horas debaixo da terra. O momento do resgate foi registrado em vídeo.

Índia recém-nascida é resgatada após ser enterrada viva por família em MT

De acordo com a Santa Casa, o estado de saúde da indígena é estável e ela apresenta “melhoras significativas no quadro renal e infeccioso, respirando sem ajuda de aparelhos”.

A menina também deve começar a ser acompanhada por uma fonoaudióloga para iniciar o processo de sucção, já que a dieta dela ainda é feita por sonda.

Avó e bisavó não aceitavam índia recém-nascida enterrada viva por ser filha de mãe solteira e pai de outra etnia (Foto: Polícia Civil de MT/TV Centro América) Avó e bisavó não  adolescente de 15 anos.

Kutsamin alegou à polícia que enterrou a menina por acreditar que ela estivesse morta. As investigações apontaram que elas não aceitavam a criança pelo fato dela ser filha de mãe solteira e o pai ser de outra etnia.

Ainda, as investigações não indicariam que o enterro da menina estivesse ligado aos costumes indígenas. A Justiça determinou que as duas usem tornozeleira eletrônica.

Bebê

Depois de resgatada pela polícia, a bebê foi socorrida em dois hospitais até ser transferida para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Ela continua internada na capital desde o dia 6 deste mês, e o estado de saúde ainda é delicado.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Deuel Paixão Santana, que investiga o caso, em depoimento, as testemunhas afirmaram que, tanto a avó quanto a bisavó, não queriam o bebê para que a adolescente não se tornasse mãe solteira.

Ele informou ainda que a mãe da criança disse que pretendia ficar com a filha.

O Ministério Público Federal requisitou um estudo antropológico, que deve nortear a situação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete