27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Quais as diferenças entre os índices de inflação no Brasil?

2018-06-02 12:01:00

Existem vários índices que medem a inflação no Brasil. Porém, apesar de todos terem o objetivo de acompanhar a variação de preços, cada um deles tem um objetivo diferente. Enquanto um serve para calcular a mudança de custo de vida dos idosos, por exemplo, outro pode ser destinado à medição do impacto da inflação para as famílias de baixa renda.

Os índices de inflação são calculados e divulgados por várias instituições, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Fundação Getúlio Vargas e o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).

Para adequar a pesquisa ao recorte desejado, cada índice usa critérios diferentes de monitoramento. Há diferenças, por exemplo, no grupo de produtos pesquisados, de acordo com os hábitos de consumo das famílias de acordo com sua idade e/ou faixa de renda.

Veja abaixo alguns dos principais índices que medem a inflação no Brasil:

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é calculado pelo IBGE e é considerado o índice oficial de inflação do país. O indicador serve de referência para o Banco Central decidir a taxa básica de juros (Selic) e para o governo avaliar se o índice está dentro da meta determinada pelo Conselho Monetária Nacional.

O IPCA mede os preços de produtos e serviços cobrados das famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos, moradoras das regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Vitória e Porto Alegre, além dos municípios de Brasília, Goiânia e Campo Grande.

Os mais de 400 itens pesquisados fazem parte dos grupos: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é usado como referência para reajustes de salários e também do salário mínimo, pois calcula a inflação para famílias com renda mais baixa.

 

O IBGE mede a variação dos preços de produtos e serviços mais consumidos por famílias com rendimentos mensais de 1 a 5 salários mínimos, das regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além dos municípios de Brasília e Goiânia. São mais de 400 itens pesquisados dentro dos mesmos grupos analisados no IPCA.

IGP-M

 

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é calculado pelo Ibre/FGV e verifica os preços no atacado, para o produtor (60% de peso no índice), no varejo, para o consumidor (30%) e no setor de construção civil (10%).

 

Ele é conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é utilizado para correção da maioria dos contratos de locação no país. Também é referência para a correção de preços do fornecimento de energia elétrica.

IPC-3i

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), calculado pelo Ibre/FGV, é conhecido como a “inflação da terceira idade”. Isso porque ele mede a variação de preços de bens e serviços mais consumidos por famílias compostas, majoritariamente, por pessoas com mais de 60 anos de idade.

Por esse motivo, o IPC-3i serve de referência para a execução de políticas públicas nas áreas de saúde e previdência.

A pesquisa é feita nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

IPC-C1

 

O Índice de Preços ao Consumidor Classe 1 (IPC-C1), calculado pelo Ibre/FGV, é conhecido como a “inflação da baixa renda”.

 

Ele mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços para famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos mensais nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete