18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prazo para alistamento militar termina dia 30 de junho

2018-05-29 10:08:00

O dia 30 de junho é o prazo limite para que todo cidadão do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos, se aliste e fique em dia com o serviço militar.

É por meio do serviço militar que todo cidadão brasileiro aprende a defender a Pátria, trabalhando, durante quase um ano, dentro de uma Organização Militar da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Atualmente, o alistamento pode ser realizado pela internet, por meio do endereço eletrônico <alistamento.eb.mil.br>, e, presencialmente, na Junta de Serviço Militar, órgão vinculado administrativamente à Prefeitura local.

O cidadão quando não se alista dentro do prazo deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar, ou, caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos, entre os quais: obter a carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte e/ou renová-lo; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público ou assumir cargo público.

O alistamento online já está disponível na Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão (Brasil-Cidadão),<scp.brasilcidadao.gov.br>.

Este programa governamental faz parte da proposta da Cidadania Digital e busca simplificar o acesso aos serviços públicos digitais, garantindo um cadastro único, seguro e eficaz ao cidadão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete